SLOGAM DA EMPRESA

terça-feira, 12 de junho de 2012

A DIFICULDADE EM ADMITIR ERROS...












A dificuldade de admitir erros e fracassos é assunto de muitos consultórios e terapias. Mas há aqueles que não procuram ajuda, até porque segundo essas pessoas elas seguem tendo razão, portanto não estão erradas, e não necessitam de ajuda. Colocar-se no papel de vítima é uma atitude comum, mas que prejudica muitos profissionais. Então preferem ficar no silêncio ao invés de admitir erro ou culpa.

Entre ser feliz e ter razão, muita gente ainda prefere ter razão. Entre admitir o erro e falar a verdade, muitos preferem inventar uma história. Quando o setor não apresenta bons resultados, a culpa é sempre dos outros, mas quando nós somos excluídos do grupo ou esquecem de nos convidar para alguma atividade queremos fazer parte daquilo. Estranho não é mesmo? Algumas pessoas incluem-se e excluem-se das coisas de acordo com as cirscunstâncias. Mas são estas mesmas as culpadas por tudo que acontece ao seu redor, por não assumirem muitas vezes o fato acontecido, se a idéia for boa, bem aí aparece muitos sendo os criadores...mas se a idéia criar problemas não foi ninguém...

Segundo uma pesquisa realizada em 2011 pela Internacional Stress Management Association no Brasil (ISMA –BR), de 1000 profissionais avaliados, 47% deles apresentou comportamento agressivo quando algo dá errado e negou a participação no erro. Mostrando como é difícil as pessoas assumirem seus erros e muitas vezes respondem agressivamente quando são apontadas por ações que causaram danos ou prejuízos, no meu ramo de trabalho por exemplo:
- SE FOR UM EVENTO, UMA FESTA OU ALGO DO MESMO GÊNERO, SEMPRE QUE ALGUEM COMETE UMA ALTERAÇÃO NO EVENTO E A SEGURANÇA PRECISA INTERFERIR SEMPRE OUVIMOS A MESMA COISA " NÃO FUI EU... NÃO FIZ NADA... FOI ELE (A)".



Vários sãos os motivos para tal comportamento: A ansiedade para atingir determinado resultado, a sensação de injustiça em situações anteriores na carreira, uma promoção que não veio, ou um colega que teve maior reconhecimento. Tudo isso, faz com que as pessoas neguem o erro e se coloquem na posição de vítimas, desviando o foco do problema para outras pessoas. Mas a vida está ai para todos, precisamos buscar ser reconhecidos como quem está ao nosso lado, mas para isto precisamos antes de tudo sermos HONESTOS, VERDADEIROS E BATALHADORES, E ACIMA DE TUDO ISSO CONFIAR EM NOSSO CRIADOR...DEUS.

Adoro conviver com pessoas melhores do que eu, mas também gosto de conviver com gente de carne e osso, que tem fraquezas, que erra, que pede desculpas e segue a vida de cabeça erguida. Sem mentiras, sem farças, sem rodeios. É Tão bom fazer o bem sem pensar em receber nada em troca, ser verdadeiro e esquecer que a mentira existe, olhar para as pessoas dentro dos olhos delas e poder falar as coisas reais que pensa ou como fez, o mais importante de tudo é ser você mesmo, É assim que tem que ser. Ter razão, ser ou não ser culpado não engrandece ninguém, ao contrário, demonstra fraqueza, porque tem que ser muito nobre para admitir: "EU ERREI".

PENSE NISSO!

Eraldo Schneider
Sócio - Gerente

2 comentários:

  1. CURTI MUITO A POSTAGEM, POIS PRECISAMOS MESMO RECONHECER NOSSOS ERROS E PRINCIPALMENTE ADMITI-LOS, PARABENS PELO ASSUNTO POSTADO.

    VALÉRIO

    ResponderExcluir
  2. Na vida erramos e acertamos dia após dia, então é preciso saber lidar com isso, mas acima de tudo é preciso ser honésto...este é o grande problema de hoje coma as pessoas, espero que muitos ao lerem está postagem pensem sobre como estão agindo.

    Maria Lúcia

    ResponderExcluir