SLOGAM DA EMPRESA

quinta-feira, 5 de julho de 2012

APRENDA A CONFIAR... É PRECISO!













A centralização do poder é incompatível com bons resultados. Alguém que centraliza o poder não inspira os profissionais que estão a sua volta, não ensina e também não aprende. Grandes executivos precisaram confiar em seus subordinados para verem suas empresas crescerem.

O apego que algumas pessoas tem com certas tarefas pode estar prejudicando o bom andamento das atividades na empresa. As pessoas estão com muita dificuldade de delegar por medo de perder o seu espaço.

No caso de um empresário isso é mais perigoso ainda, porque se ele não se aliar a pessoas e delegar funções certamente sua empresa não vai longe. Ninguém cresce sozinho.

É preciso praticar o desapego, confiar nas pessoas e querer verdadeiramente que o seu funcionário faça sim o seu papel, certamente não o fará da mesma forma, do mesmo jeito, talvez nem com a mesma qualidade, mas é preciso começar. Tenho a certeza de que se ele for inspirado, orientado, e estiver com o mesmo propósito que o seu atingirá os objetivos propostos. As pessoas são diferentes, mas quando motivadas e inspiradas para dar bons resultados é possível tirar delas o seu melhor.

Aprender a delegar é uma virtude, não podemos abraçar o mundo, cuidar ao mesmo tempo do financeiro, do atendimento, da venda, dos funcionários, do caixa, do estoque. Para cuidar de tudo isso com qualidade você vai precisar de ajuda, você precisa de aliados.

Quando uma empresa, seu proprietário ou presidente centraliza as ações todas ao seu redor, eles  inibem a iniciativa dos outros, alguem precisa orientá-los e apresentar a situação,  mostrar que, se a regra não valer para todos, o trabalho não vai funcionar. Se todos se sentem responsáveis pela meta, pela estratégia e pelo sucesso, a tendência é que estejam comprometidos com todo o processo.

No Japão, algumas empresas têm um costume muito interessante. Quando um trabalhador é homenageado, pede para sua equipe levantar-se e a convida a receber o troféu ou a medalha junto com ele. Assim, está demonstrando ter consciência de que, se não fosse sua equipe, não estaria sendo festejado. Por outro lado, a equipe também assume a responsabilidade por eventuais falhas de algum elemento do grupo.

Acredito que quando as pessoas estão integradas e conscientes de que a responsabilidade é de todos, a empresa se desenvolve e supera os próprios limites. Ser ÚNICO E RESOLVER TUDO SOZINHO?

                                                 SÓ DEUS TEM ESTE PODER!!!!!!

ERALDO SCHNEIDER - SÓCIO GERENTE





Nenhum comentário:

Postar um comentário